26/09/2008

PROJETO TARSILA - MUSEU OSCAR NIEMEYER



Faz muito teeeeeempo que não posto nada, mas a vida está corrida!

Esse projeto para o Museu Oscar Niemeyer, tratava de explorar a interatividade da Obra de Tarsila, para o público em geral, e principalmente as crianças atendidas pelo setor Educativo do Museu.

Chegou ao estúdio essa proposta lúdica da possibilidade do observador mexer e reinventar os elementos visuais da Tarsila. Projetamos um painel galvanizado, para que possa ser coladas e descoladas peças imantadas, a dificuldade no projeto fui descobrir o suporte para essas peças, a príncipio pensamos em MDF, mas era muito pesado e a manta imantada não segurava as peças, para dificultar mais ainda nossa vida, o museu queria a viabilidade das peças separadas da obra serem coladas no painel e umas sobre as outras, desse modo o MDF foi descartado. O isopor era muito facil de ser quebrado, a espuma também, chegamos no EVA um pouco mais grosso, de 10 a 40mm, este material se mostrou perfeito ao projeto, era barato, fácil de ser recortado, leve e ao mesmo tempo mais durável, e permitia que as peças tivessem espessura, podendo deste modo, nas dinâmicas educativas se estender aos deficiente visuais.


Foi gerado um sanduiche de imã, no recheio EVA, e os elementos separados da obra plotados e impressos sobre os imãs, desse modo as peças poderiam ser coladas umas sobre as outras.

No painel principal consta 3 quadros da Tarsila, que foram ilustrados no photoshop separando os elementos principais e redesenhando o que estão atrás deles (imaginando o que teria lá...hehehe), assim eles serviriam de fundo e cenário para as peças imantadas.


Além dos elementos visuais constante na obra, foram gerados alguns elementos regionais, como pinhão, botânico, passeio público, gralha azul, etc...desenhados buscando o estilo da artista.
Assim foram gerados 45 elementos imantados que poderiam reproduzir a obra da artista, ou o usuário poderia fazer uma obra totalmente diferente.


Foi um projeto muito interessante onde a ilustração virou tridimensional e interativa.




Marcelo foi o ilustrador principal, a Flávia Ozik colaborou nas ilustrações e na montagem das peças e o Jackson Trierveller foi parceiro na montagem das peças.
Tem mais fotos no link:
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=11818175864631247606&aid=1222413683

5 comentários:

Bruno Haller disse...

cara...que legal!
estava programando levar a Julia amanha para ver as obras da Tarsila, significa que vou ver a sua "intervençao" na obra dela hehe...
grande abraço cara
Bruno Haller

Marcelo Lopes - Ilustrador disse...

Maaaassa Bruno põe ela pra brincar lá...ela vai curtir.Tenho reunião com o povo lá, sondo e depois te digo...abrx

Márcio Vegas disse...

parabéns pelos trabalhos Marcelo
e o blog também.
Tá bem show!
abraços
gostei do seu dia depressivo, lindo o quadro

Simonia Fukue disse...

Olá Marcelo!! É aluna da Belas Artes?!! Quando que você entrou?!! E qual curso você faz?!! É que eu e minha irmã fomos professoras lá. E, apareça no Pinhão Ilustrado!!!
Beijão ilustrado milk

Simonia Fukue disse...

Sorry!! Escrevi aluna, mas é aluno. So sorry!! Beijos milk